quinta-feira, 1 de março de 2012

Semy (Capitulo 041)



(Capítulos anteriores:
001, 002, 003, 004, 005, 006, 007, 008, 009, 010, 011, 012, 013, 014, 015, 016, 017, 018, 019, 020, 021, 022, 023, 024, 025, 026, 027, 028, 029, 030, 031, 032, 033, 034, 035, 036, 037, 038, 039, 040)

CAPITULO 41


  No exterior, Dan Tolos e a sua comitiva iniciavam a escalada da rua principal em direcção ao castelo de Semy. Na garupa de cada cavalo dos 6 homens que o seguiam de perto, vinham grandes e pequenos objectos. Arcas, sacos, caixas de madeira e outros objectos passaram pelos muitos olhos do povo que observou com medo aquela súbita visita.
  Assim que chegou ao pátio Dan Tolos desmontou. Com ligeireza, aproximou-se da entrada da torre de menagem. Preparado para um golpe traiçoeiro por parte do vizinho, Dave semicerrou os olhos. Surpreendendo todos, Dan fez uma vénia e disse:
- Primeiro... os meus sinceros parabéns pelo enlace, perdão... pelos enlaces... - e observou melhor quem o olhava com desconfiança. - Peço humildemente desculpas por não ter assistido a tão falado dia, mas não me encontrava em condições de empreender uma viagem até Semy...
- Não devo estar a ouvir bem... - comentou Leo.
  Dave lançou-lhe um olhar e Leo percebeu que era melhor nada dizer. Dave pretendia compreender o que aquele homem tinha ido ali fazer.
- ... Por esse motivo, venho aqui hoje trazer-vos as minhas humildes ofertas. São pequeníssimas ofertas perante o perdão grandioso que vos peço em consequência dos actos desumanos que fizeram parte da minha vida. Dave, gostaria de afirmar perante todos os presentes que tudo o que se passou entre nós pertence definitivamente ao passado. Jamais o irei lembrar ou repetir. Errei terrivelmente. Aprendi a lição. O importante é o presente e o futuro. Vamos esconder as armas e ser amigos. É o meu maior desejo neste momento da minha vida. O que me aconteceu fez-me perceber o caminho errado que seguia. Renasci e agora quero ser uma outra pessoa. Sei que não acreditam mas saberão, com o tempo, que falo a verdade.
  Dave olhava-o desconfiado. Jamais iria confiar naquele homem.
- Por certo que estarão a pensar: "Que mentiras inventou desta vez?". Asseguro-vos que nenhuma. Nenhuma, Dave. Nunca fui tão sincero. Sofri muito e percebi que não poderia continuar a ser quem eu era. Peço que me dêem uma oportunidade de provar que estou diferente.
 Leo olhou para o irmão e disse:
- Entra. Vem connosco. Estou ciente de que precisamos conversar a sério. Lá dentro conversaremos melhor.
  O silêncio de Dave deixou Dan sem uma resposta.
  Dave ordenou a Lann que tratasse de recolher as ofertas e de as trazer para a sala.
  Clive, Leo e Dave acompanharam o visitante ao longo do caminho sem proferirem uma única palavra. Observavam-no atentamente. Procuravam um gesto, um olhar que comprometesse a sua nova personalidade. Nada. Até parecia que era tudo verdadeiro. Abriram a porta e entraram na sala principal.
  Kate e Muriel mantiveram-se sentadas junto da mesa. Mais afastada, quase escondida a um canto, Jamie olhava para o exterior. Não queria olhar de novo para aquele homem. As recordações estavam muito vivas na sua cabeça. Queria-o longe. Muito longe. E no entanto ele estava ali. Aquele homem parecia controla-la no estranho misto de medo e mistério. Os seus olhos deixavam-na, de algum modo, invulgarmente frágil. Nem ela própria era capaz de explicar.
  Como se conhecesse com antecedência o lugar onde se encontrava, Dan Tolos observou-a enquanto caminhava para a mesa. Jamie não largou os olhos do horizonte e cruzou ainda mais os braços.
- Senta-te.
- Clive, primeiro, devo cumprimentar as damas presentes.
  Aproximou-se de Kate e pedindo a sua mão, beijou-a amavelmente. Kate abriu os olhos de espanto e viu o mesmo gesto no rosto da amiga assim que Dan repetiu a delicadeza. Muriel olhou para Leo e este nada indicou. Receoso, Dave observou-o a caminhar em direcção a Jamie. Avançou uns passos e parou. Talvez não houvesse motivo para alerta. Jamie não lhe estendeu a mão. Ignorou-o. Mesmo perante a insistência de Dan Tolos, Jamie não cedeu. Olhou-o de lado e voltou a concentrar-se na janela. Dan levantou o sobrolho e disse:
- Aceito uma cadeira. - afirmou voltando-se rapidamente. Sentou-se e prosseguiu: - De certo que estão todos ansiosos por saber o que se passou comigo quando deixaram Nastro. Não vale a pena recordar um passado que quero esquecer. Já esqueci. Morreu. Nunca mais voltará. O caminho que percorro e o que percorrerei é o único pormenor que me interessa. As inimizades que prevaleceram entre nós antigamente, não se manterão de agora em diante. É essa a minha vontade. E farei tudo para vos provar que estão perante uma nova pessoa. Venho aqui pedir que aceitem a minha amizade. Sei que não será fácil esquecerem o que eu fiz, mas peço-vos que me dêem tempo... uma oportunidade para provar que estou a fazer o pedido mais sincero e puro da minha vida. Mudei. Preciso de vocês.
- Não estarás a pedir demais? - interrompeu Leo.
- Possivelmente... Creio que sim. Têm todo o direito de duvidar de mim...
  Dave não parava de o observar sem nada dizer. Sentia os receios de Jamie e sentia um ódio que não conseguia controlar. Como poderia aquele homem ser seu irmão?
- Reconheci a tempo que estava a lutar para obter algo que nunca seria meu. Lutar para conseguir o amor de Jamie, tornou-se para mim, presentemente, uma luta sem qualquer significado. O amor que ela sente por ti, caro Dave, eu nunca o teria. Ele é único. Só posso louvar que o meu irmão tenha encontrado tal preciosidade. Peço apenas que aceitem a minha amizade... apesar de tudo que vos fiz e... que peço aqui perdão. Fui um louco e um demónio mas foi-me dada uma nova oportunidade de rectificar o mal que vos fiz. Percebo pelas vossas caras que estão cheios de dúvidas. Eu no vosso lugar estaria de igual modo. Peço-vos uma vez mais: dêem-me tempo para provar a sinceridade do que aqui vos digo agora. Naquele dia em... que fiquei no cimo da torre do meu castelo, a minha vida mudou. Inúmeros factos, gestos, pensamentos, desejos deixaram de ter significado. Outros, explicaram-se por si mesmos. O poder deixou de ter importância para mim. Nastro é o meu mundo, é certo... e é nele que devo viver sem magoar ninguém. Semy não é mais um alvo de poder mas sim um alvo de amizade e boa vizinhança.
  Dan bebericou um pouco de vinho e no ar fixou o silêncio.
  Murial olhou para Kate e Jamie e disse:
- As tuas palavras surpreendem-nos muito. - afirmou Muriel.
- Gostei de as ouvir. - comentou Clive cada vez mais surpreendido.
- Arriscaste ao regressares a Semy depois de tudo que fizeste. Poderias ser capturado ou...
- ... morto. Eu sei, Leo. Mas eu agora sou um livro aberto e não tenho receio de nada. stou aqui... Façam de mim o que entenderem.
- Chegas com pedidos de perdão e esquecimento e esperas que tudo se resolva... Não sei se te devo chamar ingénuo ou irónico.
- Humilde, talvez. Sincero, acima de tudo!
- Talvez. - disse Dave quebrando o seu silêncio. - No passado, que tanto fazes questão em esquecer, foram inúmeras as traições que nos infligiste. Porque haveria eu de confiar agora?
- Deves relembrar apenas como recordação e não como realidade.
- Impossível!
- Acreditem que sofri uma mudança radical!! Não sou a mesma pessoa que conheciam!! Farei tudo para que acreditem em mim.
- Tudo? - interveio Jamie ainda junto da janela.
  Dan Tolos virou o rosto para ela e respondeu:
- Tudo.
- Não penses que vamos esquecer assim tão facilmente o que nos fizeste. Se quiseres a nossa amizade, tens de nos oferecer confiança em ti. - declarou Leo de braços cruzados. - Prova que és franco no que dizes.
- Dêem-me uma prova que eu provarei! Dêem-me tempo e verão que estou a dizer a verdade!!
- A tua confiança vai ser muito difícil de impor entre nós. - afirmou Jamie a olhar para Dave.
- Tens a noção disso, certo? - Acrescentou Dave.
- Farei desse objectivo a minha luta de futuro, a minha ambição de corpo e alma. Só vos quero bem. Acreditem. Percebo que é difícil de acreditarem...
- Estamos, então, em presença do novo Dan Tolos...
- É verdade, Clive. Por fora, permaneço o mesmo mas por dentro, tudo se esclareceu. Estou limpo.
  Nesse instante ouviram-se toques na porta e Lann entrou. Abriu ainda mais as portas para que os escravos que transportavam as muitas ofertas de Dan Tolos pudessem passar. Olhando no sentido contrário de todos, o formoso homem sorria vitorioso. Em pouco tempo, a sala ficou repleta de vários objectos, uns de metal, outros de madeira e cerâmica. Dan levantou-se e aproximou-se de um grupo de arcas.
- Isto representa a minha oferta para celebrar a união dos Elmer com as suas actuais esposas de encanto sublime. - Abriu as várias arcas e acrescentou: - Jóias e tecidos ricamente bordados para as maravilhosas mulheres presentes. Venham. Observem bem quanta beleza!
  Kate e Muriel aproximaram-se e admiraram tanto as jóias de múltiplas pedras coloridas como os tecidos coloridos que pareciam moldar-se perfeitamente ao corpo como se tivessem sido feitos para elas. Jamie caminhou até à mesa e sem olhar para nenhuma das ofertas, sentou-se. Logo atrás do encosto da cadeira, Dave apertou-lhe a mão e acariciou-lhe o ombro. Jamie respondeu com um encosto carinhoso do rosto.
- Armas e manuscritos para os senhores de Semy. E muito mais! O melhor! Gozem tudo isto num clima de plena felicidade.
- Não sei o que dizer... É tudo tão... tão belo. - comentou Muriel. - Lindo! Nunca vi tal beleza por aqui...
- São artes de terras longínquas.
Jamie chegou junto de Dave que observava um belo elmo quadrado e retirou-lhe o elmo das mãos. Não queria que tocasse nada que fosse de Dan Tolos.
- Vou aproveitar para te anunciar uma boa nova.
- Sou todo ouvidos, Leo.
- A minha adorada Muriel está à espera de bebé.
- Verdade? Óptimo!! Isso merece um brinde! - exclamou Dan enchendo o seu copo com vinho. - Ao herdeiro! Mas que excelente noticia!! Estou encantado !!
  Todos ergueram os copos brindando ao primeiro descendente dos Elmer.
  Ninguém reparou que o dia estava prestes a findar. A estrela que iluminava aquele lugar mantinha-se escondida por detrás de nuvens escuras.
  A folhagem das árvores começava a agitar-se cada vez mais.
- Ainda bem que gostaram das minhas ofertas. Tentei arranjar o que de mais perfeito há...
- O que interessa é o gesto, não o valor material. - declarou Kate.
- Concordo.
  De novo o silêncio caiu sobre a sala. Dan Tolos encheu o seu copo e perguntou:
- Onde as irão colocar?
- As ofertas?
- Sim.
- Não sei. Possivelmente... algumas ficarão nos nossos quartos e outras numa sala do castelo, na cave. É lá que guardamos as peças de maior... - respondeu Leo antes de ser interrompido por Dave.
- Têm lugar para ficar.
- Também possuo uma, precisamente na cave. - Respirou fundo.
  Um forte relâmpago iluminou toda a sala o que assustou alguns dos seus ocupantes.
- Que susto! - exclamou Kate. - Vem aí uma tempestade.
- E não é das pequenas. - afirmou Muriel a observar o céu pela janela. - Está muito vento... e começou a chover. Vai ser uma noite terrível.
- Que contratempo! Como é que voltarei para Nastro? Os cavalos não conseguirão avançar nem um passo...
- Poderás passar a noite aqui. - sugeriu Leo. Olhou para Dave e este em nada o contrariou.
- Certamente que amanhã a tempestade já terá passado e poderás regressar a Nastro. - acrescentou Clive.
- Hoje não podes viajar com este tempo.
- Não sei... Não queria abusar... Acho que vou aceitar. Lá fora está mesmo mau... - respondeu Dan junto de uma janela. Fechou-a e voltou para a mesa. - Que contratempo... E os meus homens?
- Poderão ficar junto dos meus homens. - Respondeu Dave.
- Muito bem... vou avisá-los. - disse Clive saindo da sala.
  Bem no fundo da sala, junto da sua janela preferida, Jamie observou o raio a desenhar-se no céu escuro sem estrelas. Parecia que lhe dizia algo. Imaginou que comunicava com Wise Sage e que ele surgiria, a qualquer momento, no céu. Isso era impossível. Estava morto e nunca mais falaria consigo. Precisava da sua ajuda. Não confiava na súbita mudança de Dan. Não confiava em nada naquele homem. Sentia que em cada gesto, em cada palavra, havia algo que não conseguia explicar. Mas como o provaria? Esperaria com calma por um passo em falso. Onde quer que estivesse, o querido sábio saberia a verdade. E o quanto ela desejava saber. Precisava saber a verdade.
  A chuva batia forte contra o vidro impossibilitando-a de visualizar o exterior. Despertou dos seus pensamentos com a súbita luz intensa de um raio. Triste, voltou para junto de todos. Olhou para Dan e reparou que também se encontrava pensativo e preocupado.
  Teria realmente mudado?
  Teria?

Sem comentários:

Enviar um comentário