sábado, 19 de dezembro de 2009

O Natal já não é o que era?

Deitada de barriga para cima, a fada olhava para o céu estrelado admirando o seu esplendor. A varinha mágica da Paciência dormia na cintura. Levantou um dedo e brincou como se desenhasse uma flor. Foi então que reparou numa estrela que se movia.
- Ahhh! Uma estrela cadente - murmurou.
Mas apercebeu-se de que a estrela não se movia dessa maneira. Observou melhor e viu que se arrastava pelo céu. Parecia ser puxada por algo. Levantou-se e esticou as asas. Os caracóis dos cabelos agitaram-se com a leve brisa e então reparou que havia um fio que a puxava.
Bateu as asas e tentou perceber onde terminava esse fio. Voou por cima de árvores, de vales e riachos até que encontrou 3 figuras que caminhavam devagar por uma planície. Aproximou-se e, com muito espanto, descobriu que se tratavam dos 3 reis magos. Baltasar, Belchior e Gaspar avançavam cabisbaixos, curvados, com as vestes cheias de remendos, com os turbantes tombados e destruídos. De tão magros e fracos que estavam, a fada mal os reconheceu. Era Gaspar quem puxava a Estrela de Natal, também ela muito débil.
- Olá. - disse a fada triste por os encontrar em tal estado - Senhores, o que se passa convosco? Nunca os vi nesse estado. Estão irreconhecíveis!
Os 3 reis magos pararam e olharam para a figura magra e esvoaçante que lhes apareceu a meio daquela noite fria e solitária.
- Porque queres saber? - questionou Baltasar, poisando o seu saco no chão. - Já ninguém se importa connosco. Deixa-nos prosseguir o caminho. Queremos descansar.
- Esperem, esperem!!! - pediu a fada colocando-se à sua frente pousando no solo. Bateu com pé no chão e com as mãos na cintura, disse: - Mas o que é isto? Derrotismo numa altura destas? Mas afinal o que se passa?
Baltasar, Belchior e Gaspar trocaram olhares e Belchior respondeu:
- Cara fada, as pessoas deixaram de se importar com as nossas palavras, com o que significamos, com o que ensinamos. Já ninguém liga à humildade, à sinceridade, à devoção, à nobreza de espírito, à partilha, ao sacrifício... Depois de muita luta para resistir, depois de muitas tempestades, decidimos desistir e voltar para casa. Perdemos a esperança no Ser Humano. - E baixou o rosto. - O Natal já não é o que era.
A fada levantou os sobrolhos e as asas esticaram-se até não puderem mais. Até os caracóis dos cabelos pareceram ficar hirtos. Olhou para eles com muita atenção e sentiu a sua varinha a mexer na cintura.
- Pára tudo!!!! - gritou estendendo os braços com as palmas abertas.
Agitou a cabeça em sinal de discordância e prosseguiu:
- O quê?? Perderam a esperança??? Como é possível? Foram vocês que guiaram todos com aquela Estrela que têm ali no alto e agora querem desistir? Estará assim o mundo tão moribundo? Até a minha varinha que só funciona de vez em quando, não desiste! -E a varinha agitou-se, agarrada à cintura - Se o Natal já não era o que era, é altura de ir buscar ânimo e coragem para mudar a situação. 'Tou pasmada convosco!!! Como é possível? - resmungava a fada agitando a cabeça. - Ná! Eu tenho de fazer algo.
Os 3 reis magos entreolharam-se e voltaram o olhar para a fada questionando-se no que iria fazer.
Chegou junto de Baltasar e, com as mãos e a varinha, compôs o turbante voltando-o a colocá-lo no sítio com todo o seu esplendor. Agitou a varinha e o manto de Belchior voltou a colorir. Mais um agitar da varinha e Gaspar sentiu-se mais forte erguendo-se, deixando o curvar de costas numa memória. A fada afastou-se e num rodopiar agitou pela última vez a varinha e quando parou, presenciou todos com um belo sorriso ao ver que os 3 reis magos tinham regressado à sua figura inicial.
- Ahhh... agora sim, já vos conheço! É só preciso ter um pouco de Paciência para se perceber que o Bem toca sempre quem é digno do seu merecer. O Natal é feito de partilhar o bem e não de partilhar a ilusão do fácil. Entrego-vos de novo o ouro, incenso e a mirra. E... mais uns pozinhos de paciência que vão precisar. Oh se vão! - E largou uma gargalhada. A sua varinha já repousava descansada à cintura.
- Não podemos recusar tal presente de uma criatura que nunca fez parte do Natal mas que sabe encantar e ajudar. - disse Gaspar num sorriso no seu rosto feliz.
- E que lição tivemos para nos lembrar da nossa missão. - acrescentou Baltasar levantando o olhar para o Céu.
Olharam para o alto e, no fim do fio, estava uma Estrela de Natal a brilhar intensamente. Deixara de estar obscura e sem brilho.
- Eheheheh... Agora já posso ir embora mais descansada.
- Bem haja, linda fada. E que a Estrela te ilumine sempre o caminho.
- Ahhh bem que preciso porque, vez em quando, nunca sei por onde seguir!


Este texto foi criado para um desafio de Natal criado pela Ana Martins com o tema 'O Natal já não é o que era?' Aqui estão todos os autores convidados e respectivos textos:
Ana Martins http://anamartins.com/literatura/o-natal-ja-nao-e-o-que-era/
Ana Paula Motta http://quartodesegredos.blogspot.com/2009/12/o-natal-ja-nao-e-o-que-era.html
João Moreira de Sá http://arcebispodecantuaria.blogs.sapo.pt/989449.html
Luís Bento http://bento-vai-pra-dentro-bento.blogspot.com/2009/12/o-natal-ja-nao-e-o-que-era.html
Nuno Gervásio http://literaturaverylight.blogs.sapo.pt/1872.html
Tito de Morais http://miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt/23634.html
Vasco Catarino Soares http://www.vascocatarinosoares.com/um-desafio-de-natal-um-conto-de-natal/.

4 comentários:

  1. Obrigada, querida Isa por teres aderido a este desafio. A tua fada tinha de estar presente neste Natal já não é o que era!!
    Um abraço,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  2. Agradecida Ana por te lembrares de mim neste desafio :-) Bem hajas :-)

    ResponderEliminar
  3. Outra narrativa doce e sensível. Uma narrativa que nos alerta para o que verdadeiramente interessa no Natal..fazer o bem e partilhar. Vá lá...os reis magos encontraram a fada..se têm esbarrado num inspector da ASAE...

    ResponderEliminar
  4. llolollllololllll Ainda eram presos por usarem os 'uniformes' rotos ehehe. Agradecida pelas tuas palavras :-)

    ResponderEliminar